Jesus ...

Jesus ...
Jesus eu confio em vós!

sexta-feira, 30 de julho de 2010

santo do dia

30 de Julho

São Pedro Crisólogo (bispo e doutor da igreja)


Pouco se sabe da vida de Pedro Crisólogo, célebre orador sacro e doutor da Igreja. Viveu no fim do século IV e início do século V. Seu apelido "Crisólogo" significa "Palavra de ouro". Dele se conservam cerca de 200 sermões. A sua pregação colocava insistentemente em evidência o amor paternal de Deus: "Deus prefere ser amado do que ser temido". Um antigo escrito afirma a seu respeito: ... Semeia nos povos as leis da justiça, enche de luz as páginas obscuras dos sagrados livros, e as gentes chegam de regiões distantes para o ver e ouvir. (Apud José Leite, S.J., op. cit. Vol. II, p. 412).São Pedro Crisólogo disse certa vez: "Os que passaram, viveram para nós; nós, para os vindouros; ninguém para si". (op. cit. p. 407). Morreu em 451aproximadamente. Foi declarado doutor da Igreja em 1729, por Bento XIII.


São Pedro Crisólogo, rogai por nós!





31 de Julho

Santo Inácio de Loyola

Filho de uma rica família espanhola, Inácio de Loyola, o soldado que virou santo, trocou o sabre pela Bíblia e, com seus jovens seguidores da Companhia de Jesus, lutou até o fim da vida pela Igreja Católica.
Nascido em 1491 e pertencente a uma família nobre espanhola, Iñigo López de Loyola, como era chamado antes da conversão religiosa, viveu os primeiros 26 anos de sua vida com muita vaidade e ostentação. Era do exército espanhol e, numa batalha contra a França, foi gravemente ferido. Este foi o fim de sua carreira militar e o início de sua conversão.
Com a vida religiosa, sentiu que era importante retomar os estudos e ingressou na universidade em Paris. Nessa época, atraiu para os seus ideais um grupo de estudantes, batizado de Companhia de Jesus. Reconhecidos pelo Papa, esses estudantes, liderados por Inácio de Loyola, fundaram a nova ordem religiosa em 1540.Rapidamente espalharam-se pelo mundo no contexto da "guerra espiritual" entre católicos e protestantes, que começavam a ter uma forte influência na vida cultural da época.
No Brasil, os jesuítas tiveram um papel importante durante a colonização, deixando como herança diversas obras entre igrejas e colégios, do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. A primeira missão da Companhia de Jesus chegou ao país durante os governos gerais, sob o comando do padre Manuel da Nóbrega.
Além da educação, os jesuítas tiveram grande influência na arquitetura, nas artes, na medicina, no ensino de ofícios, na indústria de laticínos, no cultivo de cana-de-açúcar e de numerosas plantas européias e asiáticas como uva, cidra, limão, figo, legumes, algodão e trigo.
Inácio de Loyola morreu em 31 de julho de 1556, aos 65 anos. Nessa data, os jesuítas lembram a sua memória e a missão da Companhia.

Santo Inácio de Loyola, rogai por nós!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário